Lugar Vivo Arquitectura, Lda
Marina de Cascais, Loja 24
2750-800 Cascais - Portugal
Telefone / Fax: +351 214 417 065

Email: geral @ lugarvivo.pt












Localização

 


O Percurso

Fundado em março de 2005, o atelier "Lugar Vivo" vem materializar, na sua origem, a experiência profissional dos seus técnicos adquirida ao longo de vários anos, desde 1998.

Rapidamente, o "Lugar Vivo" conquista o seu espaço no mercado, quer através da elaboração de projetos residenciais, quer através da elaboração de projetos ligados a serviços.

O ano de 2007 foi marcante no processo evolutivo do "Lugar Vivo".
Por um lado, o atelier é chamado a elaborar o projeto do "Hospital Particular do Algarve", em Faro, o que representa a entrada numa nova e muito interessante área de projeto.
Por outro lado, o atelier reestrutura-se, muda a sua imagem e define novas orientações para o futuro.

Neste contexto, associa-se à criação de um novo espaço e conceito, a "In:fusão".
Esta associação visava a abertura de novos horizontes e o complemento da atividade principal do "Lugar Vivo" com a criação de ambientes de bem-estar, com a promoção das artes e do design e com a decoração. Como resultado desta associação tomam forma vários projetos completos e integrados, com a participação de ambas as empresas.



A entrada na segunda década do século XXI traz novos desafios, mas também novas oportunidades.
O "Lugar Vivo" internacionaliza-se, expandindo a sua atividade para além fronteiras com projetos residenciais e projetos de serviços.
A área de projeto relacionado com unidades de saúde torna-se incontornável no horizonte de evolução do "Lugar Vivo". O atelier aposta, então, numa ainda maior especialização da sua equipa em projetos nas várias vertentes das unidades de saúde.

Quer no mercado interno, quer no mercado externo, o "Lugar Vivo" continua o processo de expansão da sua atividade sendo os seus serviços cada vez mais solicitados nas várias áreas de projeto, o que perspetiva uma evolução futura tranquila, confiante e sustentada.

 
 


As Áreas de Atividade

O atelier "Lugar Vivo" estende a sua atividade por várias vertentes da Arquitetura, do Urbanismo e dos Interiores.

Alicerçado na experiência e na competência da sua equipa, o atelier presta um serviço completo, providenciando um vasto conjunto de soluções em todas as áreas e fases de projeto.

A elaboração de projetos de edifícios de habitação, tanto unifamiliar como multifamiliar, e de unidades de saúde representa uma parte importante da atividade do atelier; não deixando o mesmo de se dedicar a outros projetos como os de loteamento e os de edifícios de serviços e comércio, como por exemplo: escritórios, lojas, hotelaria e restauração.

Como consequência das valências técnicas da equipa, a consultoria em todas estas áreas assume igualmente uma cada vez maior preponderância na atividade do atelier.

O trabalho de projeto do atelier pode desenvolver-se ao longo de várias fases:
- Estudo prévio
- Licenciamento
- Projeto de execução
- Fiscalização de obra

Como filosofia orientadora na criação de espaços e ambientes o atelier aplica os princípios do Feng Shui.

Feng Shui é uma técnica milenar de harmonização dos ambientes que inclui o Homem, a Terra e o Céu como elementos de uma consciência superior responsável por todas as coisas que existem à nossa volta. O princípio fundamental do Feng Shui baseia-se no facto de que todos os seres e todas as coisas do universo são energia - o "Chi".
O "Chi" deve fluir, circular e nunca estagnar, de forma a colocar tudo num estado de harmonia e equilíbrio.


 
 


A Direção de Projeto

A direção de projeto no atelier "Lugar Vivo" é encarada como um factor fundamental para o nível elevado da qualidade dos serviços prestados e para a manutenção da muita confiança demonstrada pelos nossos clientes ao longo dos anos.
A direção de projeto está a cargo da Arqª Analena Gonçalves Lopes.



Licenciada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, frequentou aquele estabelecimento de ensino entre 1992 e 1998. O seu estágio de 6º ano, no ano letivo 1997/98, foi realizado no atelier dos arquitetos A. Barreiros Ferreira, Arqº e A. França Dória, Arqº e como monitora da cadeira de "Materiais II" da sua faculdade.

No período correspondente ao ano letivo 1995/96 foi membro do Conselho Diretivo daquela faculdade e no período entre 1994 e 1998 foi membro efetivo da Assembleia de Representantes da mesma.

Previligiando a formação contínua e a atualização de conhecimentos permanente, detém outras habilitações, entre as quais:
Formação "Segurança Contra Riscos de Incêndio", pela Ordem dos Arquitetos.
Formação "Gestão de Projeto", pela Arqcoop
Formação "First Certificate in English", pelo British Council of the University of Cambridge.
Formação "Fiscalização de Obra", pela Ordem dos Arquitetos.